Voltar para o fórum Novo

Peço que leiam com carinho!

Saudações meus caros jogadores!
Quero propor não um reset do game, mas um engajamento maior da moderação do jogo para trazermos (ou pelo menos tentarmos) as pessoas de volta ao game!
Recentemente fiz uma conta no S371, e me reencontrei com aquela nostalgia do saudoso tempo da 9919, o que foi bom, mas também me deparei com um cenário de abandono do jogo em muitos pontos. Talvez a moderação já tenha tentado algo novo(ou não), mas pelo que li aqui em outros posts do fórum, basicamente a ação foi ZERO!
Entendo que há uma hierarquia na empresa e quem manda são os chinas, mas ainda, sim, isso representa dinheiro no bolso da empresa, já que você donatar para fazer PVE não é lá muito viável, simplesmente uma hora você vai ficar enjoado de matar mob, vai querer um PVP bacana e vai se deparar com um serve “vazio” restando somente a junção de servidores para ter o mínimo de jogabilidade. Sei que há uma tendência de jogos de FPS, dada a nova geração de consoles e engines para a criação de novos jogos com gráficos e historias mais imersivas, no entanto, não significa que o asa já teve o seu tempo, caso a moderação pense assim, basta fechar o jogo!
Esse problema é comum dentro de vários jogos famosos que já tiveram os seus respectivos auges, como o Legend Online ou o Tanki Online que embora ainda se mantenham ativos estão iguais ao Asa, “esquecidos” e “abandonados” por parte da moderação que só quer saber de pay to win com “N” casos de corrupção com char edit e a fraudes no cash fazendo com que os “novos” jogadores que voltam ao game por um sentimento de nostalgia pensem que o jogo é o mesmo de 10 anos atrás quando fomos pegos com esse tipo de notícia/situação.

O que eu proponho? NÃO um reset, mas uma reformulação do jogo em alguns pontos cruciais, como, por exemplo, a economia do jogo.
Economia do jogo? Sim!
Sem comércio, como um free vai poder upar e sintetizar seus itens? (fora de um evento, por exemplo). O jogo parece bastante inflacionado em relação a alguns itens e eu entendo que o jogo tem que se manter, mas a que custo? Mais vale 5 player em um servidor novo donatando 500 reais de uma vez e parando de jogar em 1 ou 2 meses; ou um servidor cheio de jogadores que são ativos e donatam com certa frequência?

E o ponto mais importante para o sucesso de um jogo: ESCUTEM A COMUNIDADE E ENGAJEM COM ELA! A empresa que não segue isso acaba falindo e aposta na quantidade e deixa a qualidade de lado, semelhante ao que é feito aqui! Um trilhão de servidores com 5-10 jogadores no máximo e a promessa de junção do servidor 1 até o trilionésimo servidor para haver um mínimo de atividade de jogadores.

Tanto o Legend quanto o Tanki tiveram esse ponto de queda em comum, que foi o “ignorar” da comunidade no jogo! Basicamente ainda existem e se mantém com o que vou chamar de “investimento amigo” que são os jogadores que donatam só pela nostalgia e quando ela passa, eles param de jogar e o ciclo se repete até o dia que o jogo vai deixar de existir de fato. Eles tentaram condicionar os jogadores a jogar como a empresa queria, em vez de como deveria ser.

Bom, e como vou provar a minha linha de raciocínio se a empresa continua lucrando?
O jogo apesar de tudo, segue de pé! Pelo trabalho incansável da equipe de moderação? Não!
Me atrevo a dizer que é pelo saudosismo dos jogadores onde majoritariamente são adultos que jogaram quando eram adolescentes e querem voltar a sentir aquela mesma magia de 10-12-13 anos atrás.

Já dizia o saudoso Rubem Alves; “Não volte para onde um dia você foi feliz, é uma armadilha da melancolia, tudo terá mudado e nada será igual, nem mesmo você.”

Obrigado a quem leu até aqui!

Voltar para o fórum